Militares colocam minas ao redor de igreja e a usam como cozinha, em Mianmar

  • 19/09/2022
Militares colocam minas ao redor de igreja e a usam como cozinha, em Mianmar

Forças militares em Mianmar colocaram minas ao redor de uma igreja católica e a usaram como cozinha, no estado de Shan, onde lutam contra movimentos de independência desde o golpe militar no ano passado.

De acordo com a UCA News, as tropas ocuparam a Igreja Mãe de Deus, na cidade de Mobye, durante vários dias. 

Na semana passada, as forças desocuparam o templo, mas colocaram minas ao redor da igreja e pediram que os paroquianos não se aproximassem da área.

O prédio foi usado como QG, enquanto os militares faziam ataques aéreos e utilizavam armas pesadas para combater as forças de independência, destruindo mais de 100 casas e deslocando mais de 5 mil pessoas da cidade.

As forças de defesa local divulgaram um vídeo nas redes sociais, mostrando a igreja com o chão sujo, bancos empoeirados e panelas e uniformes militares dentro do templo.

Igrejas, incluindo a Catedral do Sagrado Coração, também foram alvos de ataques e danificadas durante o conflito.

Crimes de Guerra

Em Junho, a Anistia Internacional denunciou que a junta militar do Mianmar estava cometendo crimes de guerra, ao usar minas terrestres, que já foram banidas em todo o mundo.

“Em um momento em que o mundo baniu esmagadoramente essas armas inerentemente indiscriminadas, os militares as colocaram nos quintais, casas e até nas escadas das pessoas, bem como em torno de uma igreja”, afirmou Matt Wells, vice-diretor de resposta a crises da Anistia Internacional.

Em dezembro do ano passado, após bombardear e saquear várias igrejas em Chin, um estado de maioria cristã no Mianmar, o exército birmanês plantou minas terrestres para impedir que as pessoas retornassem aos templos.

Cristãos atingidos

Desde o golpe militar de fevereiro de 2021, a junta militar de Mianmar governa o país com violência, atacando civis e aterrorizando cidadãos. Os cristãos foram particularmente atingidos: mais de 1.200 casas e 11 igrejas foram incendiadas apenas em Thantlang.

“A guerra civil não está melhorando; todos os dias ocorrem batalhas em todos os estados e em todas as regiões”, relatou um líder de um ministério local, ao Christian Aid Mission.

“Não há segurança em nenhum lugar – assassinatos, bombardeios, tiros e prisões acontecem em todos os lugares”.

De acordo com a organização missionária Aid Mission, muitos birmaneses fugiram para as selvas para escapar do conflito, outros se refugiaram em outras nações.

O Mianmar ocupa o 12° lugar na Lista da Perseguição 2022 da Missão Portas Abertas, de países mais difíceis para ser um cristão.



FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/militares-colocam-minas-ao-redor-de-igreja-e-usam-como-cozinha-em-mianmar.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Anderson Freire

Raridade

top2
2. Bruna Karla

Advogado Fiel

top3
3. Aline Barros

Casa do pai

top4
4. Anderson Freire

Acalma o meu coração

top5
5. Aline Barros

Ressuscita-me

Anunciantes